terça-feira, 18 de novembro de 2008

Jogos Escolares Municipais-2008

É com satisfação que parabenizo os alunos de nossa escola pela brilhante participação nos Jogos Escolares Municipais-2008. Todos dedicaram-se sobremaneira nas modalidades a que se propuseram participar. Alguns ficaram tristes por não terem conquistado as primeiras colocações. E daí?! Não há vergonha nisso. O verdadeiro lutador não é o que vence sempre, mas o que luta para superar a si mesmo. A derrota do adversário é mera consequencia e não garante melhores qualidades. Vocês estiveram lá, se divertiram, mostraram que são lutadores, que possuem coragem suficiente para desafiar seus adversários, sejam eles mais fortes ou não! Estou orgulhoso de vocês!!! Vale lembrar-lhes que sua dedicação e seu esforço contribuiu para que toda a escola pudesse dizer com orgulho "NÓS PARTICIPAMOS, MARCAMOS PRESENÇA E FIZEMOS BONITO!".
Desde de 2002, a Prefeitura de Goiânia, por iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, tem realizado os Jogos Escolares Municipais em um novo formato, visando ampliar a participação e valorizar habilidades e atitudes desprezadas nos modelos tradicionais de competição esportiva.
Nesse contexto, a oferta de lanche a todos os participantes, a premiação por participação e não por vitórias, a inclusão da modalidade "Trilhas Educacionais" (uma adaptação pioneira do Trecking à realidade escolar), a diluição das atividades ao longo de todo o ano, a flexibilização das regras das diversas modalidades e a inclusão de atividades voltadas para a Educação Infantil são algumas das inovações conseguidas às custas de diversas, exaustivas e polêmicas reuniões entre a Comissão Organizadora e representantes das diversas escolas integrantes da Rede, materializando algo que vinha sendo, desde gestões anteriores, discutido e ansiado por diversos professores de Educação Física de nossas escolas.
As dificuldades em se concretizar um modelo de Jogos como esse são muitas. Haviam sido cogitadas no início dos trabalhos, quando o efetivo ainda era reduzido, mas apenas agora foi possível perceber sua dimensão. Entre elas podemos citar a resistência, já inicial, de diversos colegas quanto à aceitação de regras mais flexíveis e da subvalorização da competição, a locação de espaço físico que comporte o grande aumento de participantes, a operacionalização de algumas atividades como os Brinquedos e Brincadeiras Tradicionais e as Trilhas Educacionais pelo tamanho do efetivo.
Essas dificuldades obrigaram a certos ajustes desde 2002 até os dias de hoje, como a realização da entrega dos prêmios na própria escola e não mais no local da atividade, a flexibilização do controle da passagem pelos postos e da chegada e a não participação de cadeirantes na Trilha Educacional, uma maior burocratização das inscrições, a redução no número de inscritos em cada modalidade por escola (para possibilitar a participação de mais escolas), entre outras julgadas necessárias para que fosse garantida a ocorrência dos Jogos Escolares.
Apesar das divergências político-partidárias entre a atual gestão municipal e a anterior, percebemos um grande interesse dos profissionais envolvidos com a organização dos Jogos Escolares em manter sua ocorrência nos moldes de uma proposta inclusiva, como aquela que deu início a esta sua nova fase de existência, ainda que esbarrem em obstáculos operacionais e estrangulamentos teórico-metodológicos que dificultem sua plena materialização. Que a experiência nos dê condições de, no futuro, superarmos tais barreiras e que continuemos caminhando na direção do aprimoramento deste espaço educativo, não só com o suor dos professores de Educação Física, mas com a ajuda efetiva de todos os educadores da Rede, assim como já vem ocorrendo em algumas escolas.
Abrs,
Prof. Walner Mamede Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Seja bem vindo/a! Utilize este formulário para realizar comentários sobre o que leu neste blog. Fique à vontade, contudo, utilize uma linguagem amigável, sem termos agressivos ou desrespeitosos.

A Escola Municipal Professor Trajano de Sá Guimarães é uma das escolas públicas do ensino fundamental de Goiânia e conta, atualmente, com 09 turmas no matutino, 11 turmas no vespertino e 06 turmas no noturno. Possui uma ampla sala de educação informática e um corpo docente qualificado que atende os Cilos I, II e III, no período diurno, e a EJA (EAJA), no período noturno.

Busca de post no Blog

Insira um termo e tecle "Enter"

Arquivo do blog